CONSELHO DA DIÁSPORA AÇORIANA

Acontece entre os dias 20 e 24 de maio as eleições regionais para o Conselho da Diáspora Açoriana. Santa Catarina tem três candidatos que podem representar o estado neste conselho internacional. Criado pelo Governo dos Açores, o Conselho da Diáspora Açoriana contará com um representante da Bermuda, cinco dos Estados Unidos, cinco do Canadá, cinco do Brasil, um do Uruguai, um de Portugal, fora da Região Autónoma dos Açores, e outro do resto do mundo.

MAIS INFORMAÇÕES

CANDIDATOS
CANDIDATOS

https://acorianosnomundo.azores.gov.pt/

press to zoom
PRIMEIRA CIRCUM-NAVEGAÇÃO BRASILEIRA E P
PRIMEIRA CIRCUM-NAVEGAÇÃO BRASILEIRA E P

press to zoom
CANDIDATOS
CANDIDATOS

https://acorianosnomundo.azores.gov.pt/

press to zoom
1/2

ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO DO IHGSC

Foi lançado último dia 07 de agosto a portaria que cria o Estágio de Pós-Doutorado do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. O programa terá fluxo continuo e contará com uma Comissão de Acompanhamento que irá gerir todo o processo, desde o pedido inicial até a finalização do estágio. O Pós-doutorado terá duração de seis meses a um ano, e versará sobre temas relacionados aos objetivos e temáticas do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. 

MAIS INFORMAÇÕES

  • Wix Facebook page
  • Blogger Social Icon
  • YouTube Social  Icon

A Instituição:

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC foi fundado em 07/09/1896, em Florianópolis, sendo uma instituição de caráter científico e cultural.

 

Seu idealizador foi José Artur Boiteux, que contou com a participação de representantes do meio político, cultural e econômico da época, incluindo professores, comerciantes, industriais e profissionais liberais, num total de 30 fundadores.

 

Hoje conta com mais de 200 membros, entre Eméritos, Efetivos, Correspondentes, Honorários e Beneméritos.O Instituto realiza sessões administrativas e solenes em sua sede e nos vários municípios catarinenses, comemorativas a datas de expressão para a História de Santa Catarina.

 

Participa, também, dos eventos promovidos pela comunidade dos Institutos Históricos e Geográficos Brasileiros e de outros países. Além dos Anais dos diversos Cursos e Simpósios que realiza, o Instituto publica uma Revista anual com ensaios de seus associados, um Boletim mensal no qual divulga suas atividades, e duas coleções de livros:

A Catariniana, que publica textos inéditos de expressiva importância para a historiografia catarinense, e Ensaios, dedicada à publicação de biografias de personalidades da história catarinense.

 

Com um arquivo histórico de expressiva documentação e uma biblioteca (a mais completa sobre assuntos catarinenses), além de uma importante mapoteca, fototeca e hemeroteca, o IHGSC constitui-se no mais importante centro da memória catarinense.

Objetivos O Instituto tem por objetivos pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à História e à Geografia, relacionados com o Estado de Santa Catarina.