top of page
Bandeira de Portugal
Logo Local.png

XXIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGIA

DE IBERO-AMÉRICA: Museus, Turismo e Património 

Dias 12, 13, 14 e 15 de março de 2019 - Ponta Delgada - Açores - Portugal

Bandeira de Portugal
Pavilhão de Espanha
  • Facebook Social Icon

PONTA DELGADA - AÇORES - PORTUGAL

Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Avenida Gaspar Frutuoso, n.12, Ponta Delgada. (Largo do Colégio)

 

Ponta Delgada é a principal cidade dos Arquipélago dos Açores, e está localizada na Ilha de São Miguel, uma das nove ilhas do arquipélago situado no meio do Oceano Atlântico. Com uma população de cerca de 243 mil habitantes, os Açores é um território autónomo da República Portuguesa e integra a União Europeia com estatuto de Região Ultraperiférica.

Geograficamente é o ponto mais ocidental da Europa, está a apenas quatro horas de avião dos EUA e duas horas de avião do continente europeu. Tem origem vulcânica e suas nove ilhas distribuem-se por 370 milhas. Cada uma das ilhas tem características próprias, seja em termos paisagísticos ou culturais, resultado de seu "isolamento" que conseguido manter preservada sua natureza e as mais variadas manifestações da cultura local.

P1010.011.JPG

Lagoa das Sete Cidades - Ponta Delgada - Açores. Foto: Luiz Nilton Corrêa

HISTÓRIA

Com quase seis séculos de presença humana contínua, os Açores foram escala para as expedições dos "descobrimentos" ultramarinos, para a chamada Carreira da Índia, das frotas do prata, e do Brasil; contribuindo por muito tempo para a conquista e manutenção das praças portuguesas do Norte de África.

O descobrimento dos Açores é uma das questões mais controversas da história dos Descobrimentos. Entre as várias teorias, algumas assentam na apreciação de vários mapas genoveses produzidos desde 1351, os quais levam os historiadores a afirmar que já se conheciam aquelas ilhas aquando do regresso das expedições às ilhas Canárias realizadas cerca de 1340-1345, no reinado de Afonso IV de Portugal. Outras referem que o descobrimento das primeiras ilhas (São Miguel, Santa Maria, Terceira) foi efectuado por marinheiros ao serviço do Infante D. Henrique, embora não haja qualquer documento que confirme tal facto. 

Os portugueses começaram a povoar as ilhas por volta 1432, oriundos do Algarve, do Alentejo, da Estremadura e do Minho, tendo-se registado, em seguida, o ingresso de flamengosbretões e outros europeus e norte-africanos. E desde o início d e seu povoamento, já produziam também seu emigrantes. Gente que saia das ilhas em busca de novos destinos como Brasil, Uruguay, EUA e mais recentemente para regiões como Canadá, Bermudas, Haway, Argentina, América Central, entre muitos outros. 

Açores,_Ponta_Delgada_I.JPG

Centro de Ponta Delgada - Açores. Foto: Luiz Nilton Corrêa

PAISAGEM 

A origem vulcânica das ilhas criou montanhas, vales e formações rochosas vulcânicas que são revestidas por uma vegetação exuberante e que compreende muitas espécies de plantas endémicas e flores brilhantes de todas as cores imagináveis. Estas paisagens pitorescas guardam ainda lagoas, ribeiras, cascatas e nascentes de água termal. A maioria das casas são construções tradicionais que foram construídas a partir de rochas vulcânicas, assim como os pequenos muros que retalham e dividem os pastos verdes na paisagem. As tradições locais continuar a desempenhar um papel importante na maneira açoriana de viver. Orgulhosos das suas raízes os açorianos gostam de receber os visitantes e dar-lhes a conhecer usos e costumes locais.

 

Por duas vezes a UNESCO distinguiu a singularidade e autenticidade do arquipélago. Primeiro o centro histórico de Angra do Heroísmo, com origens no século XV, que ilustra períodos significativos da história humana. Depois a paisagem da vinha na ilha do Pico, devido ao método peculiar de cultivo. A história refere que este vinho picaroto chegou mesmo à mesa dos Czares da Rússia. Também várias publicações de renome internacional, como a National Geograhpic, têm dedicado artigos sobre a região. 

 

ASPÉCTOS GERAIS

Como Estado-Membro da União Europeia, Portugal utiliza o euro como moeda. No entanto a maioria das moedas mundiais pode ser trocada, com facilidade, nos Açores. No arquipélago o relógio marca uma hora a menos do que no resto do território português. O clima nas ilhas é ameno durante todo o ano. A temperatura do ar varia cerca de 14ºC em fevereiro até 26ºC em agosto. Já a temperatura do mar varia entre 17ºC a 24ºC. A assistência médica nas ilhas é boa. Existem hospitais nas ilhas do Faial, Terceira e S. Miguel. A taxa de criminalidade é a mais baixa em Portugal. A maioria da população fala Inglês e a maioria dos países ocidentais têm representações diplomáticas em São Miguel. A corrente eléctrica em Portugal é de 220Ac. Recomendamos roupas leves durante a temporada de verão. De novembro a março os visitantes devem certificar-se de que trazem uma capa de chuva e roupas leves. Durante o mesmo dia poderão fazer as quatro estações do ano.

Fonte:http://www.futurismo.pt/pt-pt/acores-arquipelago

COMO CHEGAR E ONDE SE HOSPEDAR

Para chegar aos Açores de avião o visitante poderá optar por viajar em pelo menos quatro companhas aéreas. Além da TAP, da SATA com voos diários de Lisboa ou Porto e de outras cidades na América do Norte e Europa, tem a Delta Airline com voos semanais desde New York, além das companhias de baixo custo como a Raynair e Easyjet com voos ligando o Continente Português com as ilhas. Há também barcos que podem ser uma opção para chegar ao arquipélago. As ilhas estão cada vez mais na rota dos grandes cruzeiros transatlânticos. 

Na Ilha de São Miguel, o Aeroporto João Paulo Segundo esta a poucos quilómetros do Centro de Ponta Delgada, no entanto não há uma linha de auto-carro que faça esta conexão. Porém, o eficiente serviço de táxis levará o visitante até o centro de Ponta Delgada em poucos minutos. 

A cidade possui uma excelente infra-estrutura hoteleira preparada para o intenso fluxo de turistas de todo mundo que tem vindo aos Açores na alta temporada (de abril a setembro). Assim, no período do congresso, de 12 a 16 de março, haverá lugares disponíveis para todos os gostos e bolsos. Um dos hotéis mais próximos ao local do evento é o São Miguel Parque Hotel que disponibilizará preços especiais para palestrantes e assistentes do evento. No entanto, existen dezenas de hotéis, hostais e a Pousada da Juventude, também próximo ao local do evento.

 

Localização de Ponta Delgada. Google Map

Faixa Logo CIAI 2019.jpg

Luiz Nilton Corrêa - Web for IHGSC

bottom of page