top of page

A INSTITUIÇÃO

 

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC foi fundado em 07/09/1896, em Florianópolis, sendo uma instituição de caráter científico e cultural, com abrangência estadual.

Seu idealizador foi José Artur Boiteux, que contou com a participação de representantes do meio político, cultural e econômico da época, incluindo professores, comerciantes, industriais e profissionais liberais, num total de 30 fundadores.

Hoje conta com mais de 200 membros, entre Eméritos, Efetivos, Correspondentes, Honorários e Beneméritos. O Instituto realiza sessões administrativas e solenes em sua sede e nos vários municípios catarinenses, comemorativas a datas de expressão ou alusivas a personalidades da historiografia catarinense.

Participa, também, dos eventos promovidos pela comunidade dos institutos históricos e geográficos estaduais e de outros países.

Além dos Anais dos diversos Cursos e Simpósios que realiza, o Instituto publica uma Revista anual com ensaios de seus associados, um Boletim mensal no qual divulga suas atividades, e duas coleções de livros: a Catariniana, que publica textos inéditos de expressiva importância para a historiografia catarinense, e Ensaios, dedicada à publicação de biografias de personalidades da história catarinense.

Com um arquivo histórico de expressiva documentação e uma biblioteca (a mais completa sobre assuntos catarinenses), além de uma importante mapoteca, fototeca e hemeroteca, o IHGSC constitui-se no mais importante centro da memória catarinense.

 

Objetivos: o Instituto tem por objetivos pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à História e à Geografia, relacionados com o Estado de Santa Catarina.

DIRETORIA 2014 - 2015

 

 

Presidente: Augusto César Zeferino

 

1º Vice-Presidente: Nereu do Vale Pereira 

2º Vice-Presidente: Iza Vieira da Rosa Grisard

 

Secretária Geral: Marly A. F. Bustamante Mira

 

1º Secretária: Maura Soares

2º Secretária: Sara Regina Poyares dos Reis

 

1º Tesoureiro: Valberto Dirksen

2º Tesoureiro: José Isaac Pilati

 

Orador: Gilberto Callado de Oliveira

 

Titulares:

Edson D'Ávila

José Carlos Pacheco

Max José Muller

 

Suplentes:

Maria Lúcia de P. Hermann

Mário Belolli

Therezinha Cacilda Mann

REUNIAO DA DIRETORIA

 

As reuniões administrativas acontecem semanalmente às Quartas-feiras, quando são apresentados temas de interesse institucional, bem como  podendo ocorrer palestras técnicas de associados ou convidados. Momento em que são feitas propostas de ação para o restante do ano acadêmico, cultural e social.

bottom of page