top of page

PROJETOS

PEABIRU: o IHGSC lançou quando da realização do VI Colóquio dos Institutos Históricos Brasileiros, de 21 a 23 de Outubro de 2014, na sede do IHGB, Rio de Janeiro, projeto sobre o Peabiru - Caminho que liga os Andes, desde o Perú, ao litoral brasileiro, e neste alcança vários estados da região Sul e Sudeste, incluindo a ilha de Santa Catarina.

Muitos estudos têm sido realizados pela comunidade científica e acadêmica, porém de forma individualizada.

O IHGSC sente a necessidade de um estudo integrado e sistematizado sobre o Peabiru que seja pensado pela comunidade científica dos países por ele afeto, resultando num trabalho que traduza uma metodologia central, porém que permita ajustes regionais.

A primeira reunião deverá ocorrer em finais de Abril, congregando as lideranças das intituições convidadas, ou seja, os institutos históricos e geográficos e as academias de história dos diversos países (Perú, Bolivia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil) e estados brasileiros, possivelmente em Assunção.

Numa próxima oportunidade haverá reunião com pesquisadores voltados às investigações relativas ao histórico e instigante caminho que leva ao Sol.

CATARINENSISMO: o ilustre geógrafo Victor Antonio Peluso Junior, ex-presidente do IHGSC, trabalhou a questão do catarinensismo com paixão e ciência, deixando um legado escrito para que hoje possamos avançar na compreenção do significado do que é ser catarinense.

O IHGSC dá, no presente ano, continuidade aos esforços daquele que foi uma incontestável liderança nos estudos da gente e da terra catarinenses.

Assim, o IHGSC realizará no segundo semestre de 2015 evento voltado ao estudo do "catarinensismo", reunindo especialistas e comundiade interessada no tema.

Programa específico será divulgado oportunamente.

CANA-DE-AÇUCAR: a partir de convite feito pelo Doutor Alberto Vieira, do CEHA - Ilha da Madeira, o IHGSC começa a se envolver com projeto de resgate da cultura da produção de açucar, responsabilizando-se pelo levantamento de informações e análise das mesmas referentes ao estado de Santa Catarina.  

 

UNIVERSIDADE DOS AÇORES: o IHGSC firmou protocolo de colaboração com a Universidade dos Açores, pelo qual a instituição coordenará os trâmites administrativos de admissão de novos estudantes para os cursos de Pós-Graduação em História Insular e Atlântica (sec. XV a XX). Da parte do IHGSC, assumiu a coordenação o Doutor Luiz Nilton Corrêa, membro efetivo, e também professor convidado do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores. 

Os interessados deverão fazer contato com o IHGSC através desta página.

OUTROS EVENTOS: múltiplos eventos voltados a comemorações de fatos da historiografia catarinense, incluindo datas históricas, eventos e personalidades, serão realizados em 2015.

O quadro de eventos será formalmente considerado no início de Março, quando deverá ser publicado nesta página.

 

bottom of page