top of page

VII Seminário de Conservação-Restauração

da ACCR: Patrimônio Material em Restauro

II Encontro de Conservadores e Restauradores da Região Sul

AUDITÓRIO DO CENTRO INTEGRADO DE CULTURA - CIC - FLORIANÓPOLIS - BRASIL

 01, 02 E 03 DE OUTUBRO DE 2018

santo antonio igreja.png
INSCRIÇÃO
Barra Logo ACCR.jpg

Mariana Wertheimer

Curriculum Vitae- 2018

 

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Ritter dos Reis, Porto Alegre (1991) e Bacharel em Cerâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2004. Técnica em Conservação e Restauração de Vitrais pelo Instituto Português do Patrimônio Artístico e Arqueológico (IPPAR) em 1998. Estágio de conclusão do Curso de Conservação e Restauração de Vitrais envolveu o tratamento dos Painéis Medievais do Mosteiro Santa Maria da Vitória, Batalha e o tratamento do painel Modernista do Instituto Nacional de Estatística, ambos em Portugal.

 

Profissionalmente, realizou tratamento dos vitrais da Aldeia do Bispo, de autoria da Oficina Ricardo Leoni de Lisboa (1998). Ministrou curso de iniciação ao vitral em Vila Fresca do Azeitão (2001) Portugal. No Brasil realizou tratamentos de Conservação/Restauração em painéis da Igreja Santo Antônio do Partenon (1999), em painéis do prédio da Faculdade de Direito da UFRGS (2000), em painéis da 12ª Superintendência Regional do IPHAN (2004). Também realizou tratamento de conservação e restauração dos painéis de vitral da Clarabóia da Vice Governadoria do Estado do RS, em Porto Alegre (2006). Parte dos resultados obtidos na restauração dos painéis da Vice Governadoria do Estado do RS, foi apresentado como comunicação oral no XII Congresso da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) em Fortaleza (2006). Outra parte dos resultados deste mesmo trabalho foi aprovada pelo comitê do International Council of Museums-Conservation Comitee (ICOM-CC) Glass and Ceramics Work Group para apresentação, na forma de painel, em Congresso na Eslovênia. Em 2007 restaurou os vitrais da Igreja São Pedro de Porto Alegre com intervenções de conservação e de restauro. É sócia fundadora e membro da diretoria da ACOR/RS e atualmente Presidente. Foi Professora substituta no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grandes do Sul em 2008 e na Universidade Federal de Pelotas, no curso de Conservação e Restauro de 2011 à 2013 e de 2016 à 2018. Em 2008/2009 coordenou o Projeto: Estudo do Patrimônio de Vitrais em Porto Alegre no período de 1920-1980 realizado pelo programa Petrobras Cultural, o qual teve parte dos resultados apresentados no Encontro internacional do Corpus Vitrearum Meddi Aevi em junho de 2009 no Metropolitan Meseum of New York.  Outras campanhas de restauros de vitrais realizadas foram : São Luiz Gonzaga, em Canoas (2013); Escola Palloti,, em Porto Alegre ( 2014); Igreja e escola Santa Catarina , em Novo Hamburgo; Igreja São José de Vila Nova, Porto alegre (2017); Escola Bom Jesus de Sevigne, e, Porto Alegre (2015-2017), entre outros.

VIVÊNCIAS PROFISSIONAIS

As vivências profissionais objetivam oportunizar a capacitação de profissionais em temas específicos, a partir de uma abordagem prática. Desde sua primeira edição já foram oferecidas 8 vivências profissionais, que trataram de diversos temas, como conservação-restauração de acervos têxteis, fotográficos, de madeira, de plásticos em instituições culturais, da utilização de argamassas e rebocos tradicionais para a preservação do patrimônio edificado, da gestão e prática de obras de conservação e restauro do patrimônio edificado, dos sistemas construtivos e patologias na arquitetura moderna e na documentação científica por imagem de bens culturais através de fotografias e imagens digitais.

 

Neste ano, o tema escolhido abordará a conservação e a restauração de vitrais, tendo em vista a crescente perda destes elementos integrados a arquitetura, quer seja por ações de vandalismo, pela falta de manutenção ou pela ausência de conhecimento sobre esta técnica e de seus materiais constitutivos.

A socialização dos conhecimentos práticos sobre estes elementos que são verdadeiras obras de arte integradas a arquitetura, garantem a permanência e a integridade do patrimônio cultural brasileiro, e por consequência sua preservação.

LOCAL E INSCRIÇÃO

VIVÊNCIA PROFISSIONAL

Dias 02 e 03/10 das 08h00h às 18h00

“Introdução a conservação e restauro de Vitrais”

Conservadora-Restauradora Mariana Gaelzer Wertheimer

 

LOCAL

Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC

Praça XV de Novembro, nº 227, centro, Florianópolis

 

INVESTIMENTO:

R$ 150,00 não associados

R$ 75,00 associados ACCR, Arco It e ACOR/RS

INSCRIÇÃO: Através do e-mail: contato@accr.org.br

bottom of page